Palestra: Fucoidan de algas e Biomedicina Marinha: Lições de seus análogos de invertebrados marinhos

27 07 3aFeira noticia Mauro Pavao

Palestrante: Mauro Pavão, PhD, Professor Titular, Laboratório de Bioquímica e Biologia Celular de Glicoconjugados, Programa de Glicobiologia, Instituto de Bioquímica Médica - UFRJ, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ)

Data: 20 de outubro de 2021
Horário: 11:00h

Minicurriculo: Mauro Sérgio Goncalves Pavão concluiu o doutorado em ciências biológicas (biologia molecular) pela Universidade Federal de São Paulo em 1993. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor convidado do Hospital Naval Marcílio Dias. Realizou pós-doutorado na divisão de hematologia e oncologia da escola de medicina da Washington University - Saint Louis, EUA, no período de 1996 a 1998, durante o qual foi bolsista da Pew-Latin American Fellows Program. É membro honorário nacional da Academia Brasileira de Medicina Militar desde 2015. Foi fellow da International Foundation for Science (1995-1996), do National Institutes of Health (NIH-firca)(2001-2003) e Marie-Currie Actions (2009-2011). Orientou 4 pós-docs, 8 doutores, 11 mestres, vários ics e co-orientou varios estudantes de doutorado de diferentes IEs internacionais, como Universidade de Muenster- Alemanha, Universidadde de Patras- Grecia, Universidade de Antioquia- Colombia. Possui mais 67 artigos publicados, 10 capítulos e/ou edição de livros. Índice h de 26 e 1936 citações segundo scopus. Possui 3 processos tecnológicos (patentes) sua linha de pesquisa envolve o estudo de proteoglicanos e glicosaminoglicanos na progressao tumoral e o possível efeito antimetastático de análogos de heparina obtidos de invertebrados marinhos. É cientista do estado do Rio de Janeiro - FAPERJ e pesquisador convidado do Instituto de Pesquisas Biomedicas do Hospital Naval Marcílio Dias. Foi pesquisador do CNPQ desde 1995 quando ingressou na UFRJ como professor. De 2013-2017 foi pesquisador 1, saindo do sistema em 2018, regressando como pesquisador 2 em 2019. Em março de 2019 tornou-se editor acadêmico da revista plos one. Em 2018 foi agraciado com 2 projetos financiados pelo decit e deciis/sctie-ministério da saúde, envolvendo a implantação do núcleo de reprodução e engorda do molusco nodipecten nodosus e do laboratório de produção de biofármacos oriundos da biodiversidade marinha no HUCFF-UFRJ.

Resumo da palestra: Fucoidan são polissacarídeos compostos por fucose e sulfato, encontrados em grandes quantidades em algas marrons. Polissacarídeos análogos também estão presentes em invertebrados marinhos. Estes compostos atenuam drasticamente a metástase hematogênea.