Palestra: Extreme Microbes: Understanding Basic Concepts and their Biotechnological Potential

09 08 noticia Alexandre Soares Rosado

Data: 21 de outubro
Horário: 14hrs

Palestrante: Alexandre Soares Rosado, Professor of Bioscience

Resumo do Palestrante: O Prof. Alexandre Soares Rosado é professor titular de Biociências da Universidade King Abdullah de Ciência e Tecnologia (KAUST), Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professor Visitante da University of California - Davis, EUA. É ex-Diretor do Instituto de Microbiologia da UFRJ (IMPG-UFRJ) e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM). Ele recebeu seu diploma de bacharel em Biologia e mestrado e doutorado em Microbiologia. Sua formação é em microbiologia ambiental, com foco em ecologia microbiana molecular, ecogenômica de solo e biotecnologia, ambientes extremos, evolução de metabolismos, novas vias metabólicas e biorremediação.

Resumo da palestra: Ambientes extremos e os extremófilos são muito importantes para explorar a evolução dos metabolismos e novas vias metabólicas. Meu grupo de pesquisa resumiu diferentes perfis e funções de microbiomas associados a ambientes extremos e sua aplicação potencial para melhorar a resiliência do ecossistema, a produtividade agrícola e a produção de enzimas industriais. Aqui, apresentarei nossos dados recentes sobre novos grupos bacterianos e metabolismos de ambientes extremos com foco em microbiomas e tradução dos resultados em novos conceitos biotecnológicos para nosso ambiente, bem como para a saúde vegetal e humana.