26/03/2019

O impacto da evolução tecnológica nos conceitos de etiologia microbiana das doenças orais

27_03_microbiologia_noticia

Em comemoração ao centenário do periódico científico Journal of Dental Research (JDR), uma das mais renomadas revistas científicas na área da pesquisa odontológica e biologia oral, as professoras Ana Paula V. Colombo, professora Titular do Dep. de Microbiologia Médica (IMPPG), e Anne Tanner, pesquisadora sênior do The Forsyth Institute/Harvard School of Dental Medicine em Cambridge (MA, EUA) fazem uma retrospectiva histórica a respeito do progresso no nosso entendimento sobre a complexidade do biofilme dental e seu papel na saude oral, bem como na cárie e doenças periodontais e peri-implantares. Nessa abordagem, as autoras relatam como a evolução tecnológica mudou e vem impactando conceitos de etiologia microbiana das doenças orais. Em entrevista (disponível no podcast abaixo) com um dos editores associados da JDR, Nick Jakubovics, pesquisador sênior da Universidade de Newcastle (Reino Unido), as autoras comentam sobre alguns tópicos de relevância sobre o tema abordado no artigo.

Confira AQUI o artigo

Confira AQUI o Podcast