02/05/2018

IMPG recebe a Universidade de Birmingham durante a 30ª Conferência Anual da FAUBAI

02_05_microbiologia_Novidades_birmingham

A cidade do Rio de Janeiro sediou a 30ª. Conferência Anual do FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional) , no período de 14 a 18 de abril. Esse é o evento mais importante da área internacional das universidades e atrai equipes de gestores de relaçõe internacionais (RI) de diversos paises.

Richard Brunt e a Dr. Erica Arthur, da Universidade de Birmingham, componentes da equipe responsável pela aproximação com o Brasil, estiveram com a profa. Juliana Cortines (coordenadora de RI do IMPG), em reunião informal que contou com a participação do prof. Andrew Macrae (coordenador de Relações Internacionais do CCS), da jornalista Andréa Pestana (coordenadora adjunta de RI/CCS) e da prof. Agnes Marie Sá Figueiredo (coordenadora de Pós-Graduação).

O grupo discutiu sobre as possibilidades de parcerias trazidas pelo Edital CAPES- PrInt e os gestoores de RI de Birmingham pontuaram algumas das áreas de interesse de parceria com o Instituto:

• Pesquisas sobre o cancêr;
  • Imunologia
  • Biomateriais
  • Óleo e gás

O professor Andrew Macrae ressaltou a necessidade de que cada unidade tenha uma estratégia de mensuração de seu nível de internacionalização e comentou que a política adotada pelo Centro de Ciências da Saúde foi motivar que cada professor tivesse ao menos uma parceria internacional.

Para a diretora do Instituto, profa. Alane Beatriz Vermelho, a Internacionalização é responsável por trazer às unidades “novos ventos” que resultam em inovação e no desenvolvimetno de novas linhas de pesquisa.

A jornalista Andréa Pestana, que atua como coordenadora adjunta de Relações Internacionais do CCS pontuou a necessidade de um alinhamento maior entre as áreas de internacionalização e comunicação.

Confira as fotos do encontro