06/12/2016

IMPG recebe Dr. Claudiu Supuran

recebe-professor_png

Em resposta ao convite da coordenação do laboratório Bioinovar, Dr. Claudiu Supuran ministrará o curso sobre Anidrase Carbônica nos dias 12 e 14 de dezembro. As inscrições devem ser feitas no setor de pós-graduação do Instituto.
Entrevistado pela jornalista do IMPG, Dr. Claudiu Supuran expressou sua opinião sobre o desenvolvimento biotecnológico no Brasil e sua contribuição para a pesquisas científica no campo da farmacologia, falou também sobre o maior desafio para a pesquisa científica em todo o mundo.
Na opinião do Dr. Claudiu, ao observar o nível das publicações científicas de colegas brasileiros e suas inserções em revistas de referência, pode-se concluir que o desenvolvimento biotecnológico no Brasil segue seu imenso potencial.
Supuran identifica o Brasil como um dos países de maior contribuição para a pesquisa científica por meio de sua biodiversidade, referente à riqueza ambiental encontrada no Amazonas e sua diversidade de biotipos presentes na miscigenação de seu povo.
Por essa razão, o Brasil apresenta uma miríade de possibilidades para a pesquisa científica, para os estudos de doenças e desenvolvimento de fármacos.
Ao ser indagado sobre qual seria, na sua opinião, o maior desafio para a pesquisa científica no Brasil, Dr. Claudiu respondeu que esse desafio dizia respeito ao mundo todo, trata-se de uma política de investimentos contínuos na ciência, a flexibilização dos trâmites burocráticos tanto na aquisição de insumos para as pesquisas.Imagens por microscopia mostram o início da divisão celular e a sua fase final com o ADN (a azul) das células filhas já separado.
Imagine um daqueles interruptores que permitem a regulação da intensidade da luz. Neste cenário, a luz seria a proteína estudada nesta investigação. Assim, quando aumentamos a presença de Repo-Man desencadeamos uma série de eventos que reprimem os genes. Por outro lado, se apagarmos a luz os genes ficam ativos. A imagem é trazida pela investigadora Inês Castro que se encontra a trabalhar na Universidade Brunel, em Londres, e assina o artigo que mostra que a Repo-Man, além de importante para a divisão celular, interfere nos nossos genes.
“Não se sabia o que fazia a Repo-Man depois da divisão celular”, a investigação permitiu concluir que esta proteína “tem um papel fundamental em controlar estados de repressão celular”. “A presença da Repo-Man parece atrair uma cadeia de reação associada à repressão de genes – neste caso, temos mais metilação [alteração química] na histona [proteína] H3 (H3K27me)”.
A Repo-Man não é a única proteína identificada com esta capacidade de activar ou desligar genes. É mais um caminho para sabermos como os nossos genes são controlados. “Em situações de alteração de padrão genético, por exemplo, em casos de cancro onde há uma anormalidade de expressão [actividade] genética, podemos começar a tentar investigar quais são os culpados para tal anomalia”, diz a cientista, que antecipa ainda: “Quando um dia soubermos todas as proteínas que trabalham a este nível, podemos verificar num paciente qual ou quais delas poderão ter desencadeado este padrão anormal de expressão genética.” No entanto, avisa, ainda há muito trabalho pela frente.

As investigações que procuram encontrar novas formas de controlo de expressão genética, que vão além da informação contida no nosso ADN, ainda têm um longo caminho a percorrer. Mas as novas tecnologias de sequenciação genética têm ajudado a completar um mapa de proteínas e outros fatores capazes de ligar ou desligar genes. “Não faço ideia se algum dia este mapa estará completo”,

Fonte: PÚBLICO Comunicação Social SA