1alessandrafilardy-1200x800-1-768x512

Alessandra D’Almeida Filardy

Professora Adjunta

Alessandra Filardy é Professora Adjunta (Departamento de Imunologia) e chefe do Laboratório de Imunologia Celular do IMPG/UFRJ, pesquisadora 2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). É Orientadora permanente do PPG em Microbiologia (CAPES 7) e do PPG em Imunologia e Inflamação (CAPES 6). Realiza pesquisas na linha: “Regulação das Respostas Imunes Celulares”, com ênfase em mucosas. Os projetos de pesquisa sob sua liderança visam compreender como a fagocitose de células apoptóticas regula o sistema imunológico nas mucosas pulmonares e intestinais, e a composição da microbiota, durante a homeostase e em doenças inflamatórias e infecciosas.

Instituição: Departamento de Imunologia – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG-Biofísica (UFRJ) – 2010

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

• Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros
  • Biologia da Resposta Imunitária