Dirlei Nico

Professora Adjunta

Possui mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio do Rio de Janeiro (2006), Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Pós-doutorado com bolsa PNPD – CAPES-FAPERJ e pós-doutorado FAPERJ Nota 10 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora substituta do Departamento de Microbiologia Geral, IMPG-UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Microbiologia Geral, IMPG-UFRJ. Tem experiência em Imunologia, Parasitologia, Biologia celular e molecular, plantas medicinais e produtos naturais. Participa de projetos que abordam o estudo de fármacos, drogas de origem natural e sintética, biotecnologia, ferramentas de diagnóstico e também projetos que envolvem a dinâmica de infecção pelo SARS-CoV-2 entre humanos e seus animais domésticos. Além disso coodena projetos na área de estudo de atividades de drogas naturais com atividade anti-Leishmania e assim como o estudo de nanoparticulas no tratamento de doenças causadas por protozoários. Coordena os projetos de extensão intitulado: “Nosso chá: o científico e o popular na preparação de infusões de plantas medicinais” e o projeto intitulado: “Combatendo o movimento antivacina e ?fake news? com informação científica”. É membro da Coordenação de Biodiversidade (CoordBio).

E-mail: dirlei@micro.ufrj.br