Fernanda de Avila Abreu

Professora Adjunta

Graduada em Ciências Biológicas (Microbiologia e Imunologia) pela UFRJ (2004), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental, atuando nos temas ultraestrutura e biologia celular de bactérias e cultivo de bactérias magnetotáticas, e Biotecnologia, visando a produção sustentável de nanopartículas magnéticas de origem biológica e sua aplicação em saúde, tratamento de efluentes e biorremediação. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Biologia Celular e Magnetotaxia e da Unidade de Microscopia Multiusuário do IMPG. Atua como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos e representante de professores adjuntos no Conselho de Centro do CCS desde 2017.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) – 2010

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

• Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos