Frederico Alisson da Silva

Professor Adjunto

Possui graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado sanduíche pela School of Medicine – University of California San Diego (2012). Possui Pós Doutorado pela School of Medicine – University of California San Diego (2013-2016). Atualmente é Professor Adjunto II no Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas área de Imunologia, Biologia Celular e Microbiologia, com ênfase em Glicobiologia. Suas principais linhas de pesquisa andamento visam: (i) estudar se carboidratos não humanos presentes na carne vermelha contribuem para o fato de que a ingestão desse tipo de carne aumenta o risco de câncer de cólon em humanos; (ii) avaliar se a perda evolutiva de um gene envolvido na glicosilação de proteínas influencia o perfil de autoreatividade de anticorpos naturais e/ou patogênicos em humanos; (iii) entender de que maneira o metabolismo da glicose e a hiperglicemia em pacientes diabéticos influenciam na resposta imune anti-tumor de cólon. É orientador de alunos de mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Imunologia e Inflamação do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ, e Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2021).

E-mail: frederico@micro.ufrj.br

Currículo Lattes