Luciana Barros de Arruda

Professora Associada

Possui graduação em Bacharelado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ, com estágio de pesquisador visitante na Johns Hopkins University (2003). Atualmente é professor Associado, do depto de Virologia, Instituto de Microbiologia Paulo de Goes, da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Virologia e Imunologia/Inflamação, investigando mecanismos de interação vírus-célula e patogênese viral, com foco no endotélio vascular e reposta inata, especialmente nas infecções por vírus da dengue, zika, HIV e SARS-CoV-2.

Instituição: Departamento de Virologia – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Biofísica (UFRJ) – 2003

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

• Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador FAPERJ: CNE