Pedro Paulo Xavier Elsas

Professor Titular

Pedro Paulo Xavier Elsas possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Sua formação no Exterior foi feita como Research Fellow na Harvard Medical School, Boston, EUA (1981-1984, Patologia e Medicina), no Centre d’Immunologie INSERM-CNRS de Marseille-Luminy (Marseille-França) e na Roche Research Gent (Gent, Bélgica). Passou um ano sabático (2005) como Visiting Professor of Medicine, Harvard Medical School. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Recebeu bolsa de produtividade em pesquisa pelo CNPq durante as últimas duas décadas. Foi de 2011 a 2014 Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa Carlos Chagas Filho, (FAPERJ). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hematopoiese, citocina, eosinofilos, citocinas e alergia. Atua como referee para muitos journals internacionais e é atualmente membro do corpo editorial do Frontiers in Pharmacology, Frontiers in Medicine, Frontiers in Public Health, e do COVID-19 Task Force de Frontiers.org. Desenvolve atualmente estudos sobre a História das Ciências, com ênfase na História da Imunologia e sua repercussão junto à sociedade.

Instituição: Departamento de Imunologia – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ.

Email: pxelsas@micro.ufrj.br

Lattes