Renata de Meirelles Santos Pereira

Professora Adjunta

Possui experiência nas áreas de Biologia Celular, Biologia Molecular e Imunologia. Durante o seu Mestrado e Doutorado (IBCCF/UFRJ), focou seus estudos em vias de transdução de sinais e regulação da expressão gênica em processos infecciosos. Possuiu uma Bolsa PNPD de Pós-Doutoramento pela UFRJ (2010), uma Bolsa Pew de Pós-Doutoramento no La Jolla Institute for Allergy and Immunology (LJI, CA, USA) e uma Bolsa Atração de Jovens Talentos (BJT) do Projeto Ciências Sem Fronteiras na UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Imunologia do IMPG (UFRJ), onde se dedica ao estudo da sinalização celular e do controle transcricional e epigenético na modulação da função de linfócitos T e macrófagos durantes infecções e câncer. É Bolsista de Produtividade 2 do CNPq, Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências.

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Biofísica (UFRJ) – 2009

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

• Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros
  • Biologia da Resposta Imunitária