Sérgio Eduardo Longo Fracalanzza

Professor Titular

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). A partir de fevereiro de 2015 é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica e Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, caracterização fenotípica e genotípica e susceptibilidade aos antimicrobianos de patógenos bacterianos, como Streptococcus agalactiae e Neisseria gonorrhoeae e caracterização fenotípica e antifungigrama de espécies de Candida spp.

Principais atribuições:

• Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Reitor (2003) e Vice-reitor (2002) da UFRJ;
  • Decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ) (1998-2002);
  • Membro do corpo editorial do periódico Revista de Microbiologia;
  • Membro do Comitê de Assessoramento da agência de fomento FAPESP.

Prêmios e títulos:

• Prêmio de melhor pôster no 2º Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, Sociedade Brasileira de Microbiologia (2010);
  • Colaborador Emérito do Exército – Comando Militar do Leste (2012).

Email: fracalanzza@micro.ufrj.br

Currículo Lattes