Agnes_Marie

Agnes Marie Sá Figueiredo

Professora Titular

Agnes Figueiredo obteve título de Doutora em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1986. Fez Pós-doutorado na The Rockefeller University com Alexander Tomasz, de 1989 a 1991. Em 1992, tornou-se Profa. Adjunta na UFRJ e posteriormente Profa. Titular. Atuou como Profa. Visitante no Skirball Institute of Biomolecular Medicine, New York University, EUA, no Laboratório de Richard Novick, de 1999 a 2001. De 2006 a 2010 foi Diretora deste Instituto, e de março de 2018 a maio de 2020 Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências (Microbiologia). No momento atua como Profa. Colaboradora no Laboratório de Biologia Molecular de Bactérias no mesmo Instituto. Seus interesses na pesquisa estão voltados para os estudos dos mecanismos moleculares e genômicos envolvidos na evolução da virulência e resistência de clones epidêmicos do Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA). Agnes Figueiredo desenvolve várias colaborações com pesquisadores de diversos países, e possui mais de quatro mil citações de acordo com o Google Academics.

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG-Microbiologia (UFRJ) – 1986

Linha(s) de Pesquisa do PPG: Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1B