Eliana_Barreto_Bergter

Eliana Barreto Bergter

Professora Titular

Possui graduação em química industrial pela Universidade Federal de Sergipe (1969), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Estrutura de Superfície de Fungos, Bactérias e Protozoários. Atua também na avaliação de bioativos, com ênfase em atividade antimicrobiana, isolados de Extratos de Plantas / Microrganismos. Bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq – Nível Senior.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) – 1978

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

• Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador CNPq: Bolsista nível Sênior