Laboratório de Bacteriologia Molecular e Marinha

CCS – Bloco I – 2º andar – Sala 014 (I2-014)

Coordenadora
Professora Marinella Silva Laport

O Laboratório de Bacteriologia Molecular e Marinha (BMM) está situado no Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenado pela Professora Marinella Silva Laport que orienta estudantes de graduação e pós-graduação que realizam atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Microbiologia Médica e Marinha.

Os projetos de pesquisas realizados no BMM têm duas temáticas principais que se relacionam:

1. O microbioma de esponjas que tem como objetivos estudar a sua ecologia e os seus potenciais biotecnológicos (antimicrobianos, antibiofilme, biossurfactantes e enzimas) para aplicação na saúde, no ambiente e na indústria;
  2. Resistência aos antimicrobianos em microbiomas de ambientes aquáticos que tem como objetivos investigar bactérias indicadoras de resistência aos antimicrobianos em águas costeiras e de ilhas oceânicas, além daquelas isoladas de animais marinhos e de lixo plástico flutuante.

Estudos desta natureza assumem grande relevância no contexto da Saúde Única, visto que a saúde dos seres humanos está fortemente relacionada à saúde dos animais e do meio ambiente.

Links para as redes sociais