Laboratório de Microbiologia Oral

Localização: CCS – Bloco I – 2º andar – Sala 003 (I2-003)

Coordenadora: Professora Ana Paula Colombo

Quem somos: O Laboratório de Microbiologia Oral do Dep. de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) foi criado em 1963 pelo Prof. Wilson Chagas de Araújo, iniciando as atividades de pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação relacionadas à ecologia microbiana da cavidade oral humana e etiologia bacteriana da cárie, doença periodontal e infecções da polpa dentária. O laboratório continua sendo um centro de referência nacional para formação de docentes e pesquisadores de diversas regiões do país na área de Microbiologia Oral e Médica. O laboratório foi chefiado pelo Prof. Milton de Uzeda, e desde 2002 é chefiado pela Profa. Ana Paula Vieira Colombo, professora Titular do IMPG. O grupo de pesquisa é formado por alunos de graduação, pós-graduação e egressos, bem como diversos professores e pesquisadores colaboradores de Instituições nacionais e internacionais de ensino e pesquisa, incluindo vários Institutos da UFRJ, Faculdade de Odontologia, USP e o The Forsyth Institute, Cambridge, MA, EUA.

O que fazemos: O LMO foi pioneiro em estabelecer no início da década de 2000 a técnica do Checkerboard DNA-DNA hybridization, desenvolvida pelo Dr. Sig Socransky para estudos de ecologia oral no Brasil. Atualmente, nossa pesquisa envolve o estudo do microbioma oral em diferentes condições clínicas de saúde e doença periodontal, bem como a resposta dessa microbiota oral a várias estratégias terapêuticas. Associações entre características genéticas, clínicas, imunológicas, demográficas e microbiológicas de indivíduos de nossa população são também estudadas. Outra linha de pesquisa envolve o controle do biofilme dental através do estudo da eficácia antimicrobiana de produtos de higiene oral, incluindo produtos naturais. Estamos também estudando o papel da cavidade bucal como importante reservatório de patógenos de importância médica e a interação dessas espécies com membros residentes da microbiota oral. Na última década, nosso maior foco tem sido no microbioma do trato gastro-intestinal, no qual estamos investigando o papel do eixo oro-fecal nas doenças periodontais e doenças crônicas sistêmicas.

Perspectivas futuras: O LMO está em constante renovação acadêmica e científica em relação à diversidade de alunos que recebemos, bem como de projetos que são desenvolvidos na nossa área de atuação. Além disso, também colaboramos com outros projetos através de análises microbiológicas para testes de eficácia de novos produtos de uso terapêutico. A aplicação de modelos matemáticos em estudos do microbioma oro-fecal é um dos principais objetivos do grupo, visando o estabelecimento de um suporte de bioinformática e emprego da inteligência artificial para diagnóstico de pacientes com diferentes doenças orais. Nossa proposta visa atrair jovens alunos das áreas de Odontologia, Microbiologia e Medicina que tenham interesse na pesquisa translacional da bancada do laboratório para a clínica médica e odontológica. Acreditamos que nossos estudos poderão contribuirão para a melhor compreensão da etiopatogenia das infecções orais e sua relação com a saúde humana em geral.

E-mail: micro.oral@micro.ufrj.br