07/06/2024

Doutoranda do PPGM-IMPG tem papel importante em projeto de cooperação internacional (Brasil-Alemanha): Criação do Banco de Alimentos do Caju - distribuição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Foi realizada no dia 27 de abril a Conferência de Cooperação Internacional Rio-Colônia – Economia Circular de Orgânicos, Segurança Alimentar e Ação Climática.

banco_alimentos
O evento discutiu as estratégias e avanços no gerenciamento de resíduos orgânicos na cidade do Rio de Janeiro e teve participação importante do IMPG

O projeto teve  como um dos vários resultados, a criação de um Banco de Alimentos que distribui cestas de vegetais para famílias em condição de vulnerabilidade social no bairro do Caju. As doações somam mensalmente cerca de duas toneladas de vegetais em perfeito estado para consumo humano, mas que não atendem aos padrões estéticos para comercialização da rede de supermercados doadora.

A doutoranda  Agnes Cupertino (PPGM-IMPG), orientada pelo Prof. Marco Miguel, teve uma participação importante no projeto, sendo responsável pela implantação e execução da Gestão de Qualidade e Segurança dos Alimentos na rotina do Banco de Alimentos. A doutoranda também representou o IMPG no evento realizado no Planetário da Gávea, e contou com a participação da alta diretoria da Comlurb da Prefeitura do Rio de Janeiro, representantes da Prefeitura da Cidade de Colônia, além de vários convidados da sociedade.

agnes_banco_de_alimentos
Doutoranda Agnes Cupertino (PPGM-IMPG), orientada pelo Prof. Marco Miguel