09/10/2024

A primeira turma do curso de aperfeiçoamento em microbiologia (CARMMI) comemora 50 anos

No dia 9 de outubro o Instituto de Microbiologia comemorou os 50 anos da primeira turma do CARMMI realizada no campus Fundão, após a transferência da Praia Vermelha. Em um evento emocionante, 8 dos 10 alunos da turma de 1974 se reencontraram e relembraram suas brilhantes trajetórias e histórias de uma amizade que superou o tempo e a distância. O CARMMI (Curso de Atualização e Revisão em Métodos de Microbiologia e Imunologia) era um curso que todos os candidatos ao Mestrado tinham que fazer durante janeiro e fevereiro, e aí havia 4 provas: Microbiologia Geral, Microbiologia Médica, Imunologia e Virologia. Os 10 primeiros aprovados faziam a matrícula no CEMI (Curso de Especialização em Microbiologia e Imunologia), que ia até dezembro e, só então, começava o Mestrado. Em 1974 o CARMMI teve cerca de 110 candidatos! Cinco ex-alunos da turma de 1974 foram contratados como docentes do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes nos anos seguintes: Maria Cândida e Sergio Fracalanzza (Departamento de Microbiologia Médica), Márcia Wigg e Maulori (Departamento Virologia) e Vivian Fonseca (Departamento de Microbiologia Geral, seguindo depois para a Universidade Federal de Uberlândia). Outros foram docentes/pesquisadores em universidades como Federal Rural do Rio de Janeiro, Federal do Piauí, Fundação Oswaldo Cruz, Faculdade de Farmácia da UFRJ e na EMBRAPA de Brasília.

O evento, conduzido pelo professor Sérgio, contou com apresentações da vice- diretora Fernanda Abreu e da coordenadora do programa de pós-graduação (PPG-Micro) Alessandra Filardy sobre o panorama atual do IMPG e do PPG- Micro. O evento seguiu com cada um dos queridos ex-alunos do CARMMI contando suas trajetórias ao longo dos últimos 50 anos. Após uma alegre apresentação musical, o evento encerrou com um brunch, deixando nos corações de todos um enorme sentimento de orgulho de fazer parte da história do IMPG.

Veja abaixo a galeria de fotos: