05/01/2023

Pós-doutoranda do Instituto de Microbiologia é nomeada Jovem Embaixadora para Ciência no Brasil pela Sociedade Americana de Microbiologia

A pós-doutoranda Natália Silva da Costa Granato, supervisionada pela docente Tatiana de Castro Abreu Pinto pertencente ao programa de pós-graduação em Ciências (Microbiologia) e bolsista Pós-Doutorado Sênior (PDS) pela FAPERJ, alcançou uma posição de destaque na American Society for Microbiology (ASM). A pós-doutoranda foi nomeada Jovem Embaixadora para Ciência no Brasil (Young Ambassador of Science to Brazil) pela ASM a partir do início de 2023.

O programa Jovens Embaixadores (Young Ambassadors) da ASM identifica líderes internacionais inspiradores em início de carreira que irão representar oficialmente a ASM nas comunidades científicas de seu país. Jovens Embaixadores atuam expandindo a rede de membros da ASM, focando principalmente em estudantes e cientistas em inicio de carreira; promovendo a colaboração entre a ASM e universidades, instituições e sociedades locais; criando redes de colaboração internacional e contribuindo para o desenvolvimento profissional e acadêmico de jovens cientistas.

O programa atualmente conta com 81 Jovens Embaixadores representantes de distintos países em todos os continentes do mundo. Natália é a terceira mulher brasileira a ocupar esta posição. As duas nomeadas anteriormente, Tatiana Pinto e Laura Oliveira, também são egressas do programa de pós-graduação em Microbiologia do IMPG e atualmente afiliadas ao Instituto. Durante o seu mandato de três anos, Natália direcionará esforços oferecidos pela ASM para guiar e fomentar o envolvimento da próxima geração de cientistas brasileiros sendo também a voz desses jovens microbiologistas no cenário internacional, levantando os desafios, demandas e obstáculos enfrentados por eles.

Acompanhe mais atividades e novidades do programa de Embaixadores da ASM pelo Twitter

Para saber mais sobre o programa, acesse o site.