26/10/2021

Conheça o projeto Microcombate

25_10_MICRO_Projeto_Noticia_png

Projeto de extensão: Aprender a lavar as mãos previne doenças (@Microcombate)

O projeto se iniciou com o objetivo de divulgar a técnica correta de lavagem de mãos e a importância desse hábito no dia a dia para crianças e responsáveis que frequentavam o ambulatório do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ. Durante as atividades presenciais do projeto, as crianças e responsáveis lavavam as mãos e, pelo uso prévio de um composto que fluoresce sob a luz negra (nos responsáveis), analisávamos se a técnica havia sido realizada corretamente. Após isso, o público-alvo recebia instruções corretas de como o procedimento deveria ser feito, e repetia a lavagem e a observação sob luz negra. Demonstrávamos em placas contendo meio de cultivo o crescimento de microrganismos presentes nas mãos, antes e após a lavagem, e também os encontrados em superfícies de contato com estas, como maçanetas, bicas, material escolar, dinheiro e brinquedos. Atividades lúdicas eram desenvolvidas para sedimentar o aprendizado das crianças. Com a pandemia de COVID-19, ampliar a divulgação da lavagem de mãos e de outras informações associadas à prevenção tornou- se essencial. Por conta do isolamento social o projeto se voltou totalmente à divulgação científica, através das redes sociais, como Instagram e Facebook, sendo nomeado de Microcombate. Por esses ambientes digitais são realizadas publicações semanais abordando questões comuns do dia a dia relacionadas à Microbiologia e Imunologia, cuidados que devem ser tomados durante a pandemia e outros assuntos de saúde e ciência. No Instagram, além das publicações fixas, também foram criados quadros como o “Microflix”, com sugestões de filmes e documentários relacionados à Ciência; “Microhistórias”, com publicações sobre grandes eventos na história da Microbiologia; e “Admirável mundo dos microrganismos”, onde cada postagem é dedicada a um microrganismo específico. Dessa forma, ainda que o projeto não possa ocorrer de forma presencial, ele se mantém ativo por meio da divulgação de informações científicas de forma séria, simples e acessível, sendo possível alcançar com a informação um número ainda maior e mais diversos de pessoas. Este é um projeto visionário, que desde 2017 ensina que saber lavar as mãos pode prevenir doenças, tema atual e essencial para a manutenção da vida na prevenção da COVID-19 e cujos ensinamentos anseiam chegar ao maior público possível.

Professores responsáveis: Bernadete Teixeira Ferreira Carvalho, Marinella Silva Laport, Leonardo Rocchetto Coelho e Rosana Barreto Rocha Ferreira.