23/09/2021

A comunidade do IMPG lamenta o falecimento da Profa. Ivone Rocco Suassuna

23_09_Microbiologia_Falecimento_Noticia_1_PNG

Foi com imensa tristeza que recebemos ontem a notícia do falecimento da Profa Ivone Rocco Suassuna. Dra. Ivone trouxe grande contribuição ao desenvolvimento da Microbiologia Médica no Brasil, sobretudo na área de bactérias Gram-negativas e patógenos intestinais, pela sua atuação tanto em pesquisa quanto na formação de recursos humanos. Dona de um carisma peculiar e reconhecida por sua dedicação à família, Dra Ivone estendia sua atenção e carinho aos membros de sua equipe, procurando ajudar e aconselhar a todos. Muito do que é hoje o Departamento de Microbiologia Médica, certamente, é fruto do legado dos Professores que, como a Dra. Ivone, lá pesquisaram e ensinaram com dedicação e amor à nossa UFRJ e à Educação e Ciência brasileira. Ela foi responsável pela orientação de dezenas de profissionais que desenvolveram Dissertações e Teses em seu Laboratório, o qual possuía uma coleção de amostras bacterianas de inestimável valor científico e que figuravam nas principais listagens internacionais de coleções de cultura de enterobactérias. Quando situamos no tempo este feito (entre as décadas de 1950 a 1980), podemos avaliar a sua visão estratégica de futuro e da importância de se possuir uma coleção exaustivamente identificada com as metodologias disponíveis na época (caracterização fenotípica e sorológica). Além disso, as portas de seu laboratório estavam permanentemente abertas para todos que necessitavam de palavras de orientação, aconselhamento e estímulo. Mas sua contribuição não ficou restrita somente ao Instituto de Microbiologia. Depois de aposentada, Dra Ivone chefiou o Laboratório de Microbiologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho levando a uma verdadeira transformação daquele setor e, obviamente, a um manejo mais adequado e eficiente das doenças infecciosas naquele hospital, onde assumiu, a seguir, o cargo de Diretora Médica.

Dra Ivone também fez parte do grupo de microbiologistas pioneiros que desencadearam ações que levaram a criação da Sociedade Brasileira de Microbiologia, em 1956, mais uma evidência do quanto devemos a essa grande profissional que soube tão bem representar a participação das mulheres na microbiologia brasileira.

O Instituto de Microbiologia Paulo de Góes expressa a toda a família da Dra Ivone, através desta singela nota, o seu pesar, ressaltando ainda que seu exemplo e a sua inspiração sejam seguidos pelos membros mais novos da comunidade do IMPG, e especialmente do Departamento de Microbiologia Médica, favorecendo assim, cada vez mais, a construção de um ambiente profícuo e ao mesmo tempo humanizado e acolhedor.