05/02/2021

IMPG participa de projeto "combate ao Covid-19" que monitora os esgotos do Rio de Janeiro

27_01_Microbiologia_Noticia2PNG

A Profa. Luciana Costa do IMPG participa do “Monitora Corona”, um projeto promovido pela CEDAE, que conta também com a participação do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Drhima) da Escola Politécnica da UFRJ, Fiocruz, Secretaria de Estado de Saúde e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental – RJ.

O projeto, cujo título completo é “Monitoramento Espaço-Temporal da Concentração de Sars-Cov-2 nos Esgotos Sanitários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro como Estratégia de Apoio às Ações de Vigilância Epidemiológica da Covid-19”, tem como objetivo fazer a pesquisa ativa de vírus nos esgotos durante 10 meses. Com isto será possível fornecer dados para a Sec. Estadual de Saúde, que contribuirão para detectar as regiões do Rio de Janeiro que estão com maior densidade de casos.

Segundo a Prof. Luciana Costa, “A detecção e quantificação do Corona vírus no esgoto pode ajudar a entender a real quantidade de casos de infecção pelo COVID-19, que inclui também aqueles não notificados. Estes resultados podem ajudar a definir melhor as estratégias de combate e regiões prioritárias”