10/01/2021

Projeto indicado pelo Dep. Alessandro Molon ajuda a manter as pesquisas do IMPG sobre Covid-19

07_01_Microbiologia_Noticia_Molon

A comunidade do IMPG agradece o empenho do Deputado Federal Alessandro Molon na indicação das Emendas Parlamentares que concorreram na votação para a destinação de parte da verba do orçameto União. A proposta do IMPG, um projeto coordenado pelo Prof. Herbert Guedes, foi umas das escolhidas pela votação popular.

Com a verba, a estrutura do IMPG passará por grande adequação para garantir a continuidade e incremento das pesquisas com Covid19. Ao Ilustre Deputado, o nosso muito obrigado.

Projeto: Adequação infra estrutural para o estudo de doenças infecciosas em nível de segurança 3 (NB3): Covid-19 e doenças causadas por outros microrganismos

Descrição: Adequar a infraestrutura de uma instituição federal de ensino superior e pesquisa para realização de experimentos com o vírus da Covid-19 (SARS-CoV-2). O Instituto envolvido nessa proposta conduz diversos projetos para o estudo deste e outros microrganismos, que só podem ser manipulados em condições de biossegurança rigorosas, os chamados laboratórios NB3. Como essa estrutura não está atualmente disponível, os projetos só podem ser conduzidos com parcerias que viabilizam esse recurso, comprometendo um alto rendimento da pesquisa. A disponibilidade de uma infraestrutura adequada para realizar experimentos em nossas instalações aumentará sobremaneira nossa contribuição para o provo brasileiro no combate à Covid-19. Essa melhoria terá consequências benéficas para o estudo de muitas outras doenças infecciosas que são importantes problemas de saúde pública no Brasil.