11/10/2021

A Ciência precisa ser valorizada

11_10_Micro_Ciência_Notícia

600.000 mortes, não é simplesmente um número, uma cifra que entra para as estatísticas. Esse excesso de mortes revela da forma mais dolorosa os problemas estruturais graves de um país desigual, que fragilizam a saúde e o cuidado a saúde da maioria do povo, que ainda antes da pandemia, já morria em excesso pela falta das políticas públicas adequadas. Enfrentamos uma pandemia de uma doença infecciosa de alta transmissibilidade que só pudemos iniciar a conter e aliviar seu fardo com a ciência, ciência que possibilotou: a obtenção da vacina que evita as mortes; a existência dos testes diagnóstico que indicam a execução das medidas não farmacológicas controlando as transmissões; a obtenção dos dados que direcionam o manejo correto dos pacientes nos hospitais e ambulatoriais. As instituições públicas brasileiras de ensino e pesquisa com a atuação responsável, dedica e incansável de seus profissionais, respondeu a altura no enfrentamento desta pandemia e com sua atuação estão sendo fundamentais para o controle da pandemia. E justamente nesse momento, no qual a pandemia ainda não acabou, que mostra de forma contundente a necessidade do investimento nas ciências para a promoção da saúde, é neste momento que vemos perplexos o corte de mais de 90% na verba essencial para a continuidade da pesquisa científica no país. Terão sido em vão estás 600000 mortes?