O Brasil recebe pela quarta vez, nos dias 10, 11 e 12 de outubro, nesta edição totalmente online, o projeto Clubes de Ciência (CdeC), um programa desenvolvido por pesquisadores e ex-pesquisadores da Universidade de Harvard, localizada em Massachusetts (EUA) e considerada uma das melhores do mundo.
O CdeC visa despertar o interesse científico em jovens, por meio de oficinas, palestras e mentorias gratuitas oferecidas por ex-pesquisadores e pesquisadores de Harvard, Oxford, USP, UFMG, UFRJ, Fiocruz e de outras universidades nacionais e internacionais de excelência. Os estudantes devem se inscrever no site www.clubesdeciencia.com.br para concorrer a uma das 200 vagas nos clubes deste ano.
Além do Brasil, o projeto também acontece em outros países, como México, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Peru, Espanha, Estados Unidos e continua em expansão. Os estudantes são estimulados a desenvolver o pensamento crítico, criatividade e colaboração. Nesta quarta edição serão oferecidos 10 clubes, sendo a maior edição já realizada (com dobro de clubes), com 20 alunos em cada, nas áreas de ciência e tecnologia. Para os que não forem selecionados, haverá uma ampla cobertura nas redes sociais do projeto com participação aberta e transmissão ao vivo no Youtube do primeiro dia de evento. O segundo e o terceiro dias serão no formato de hackathon, sendo fechado somente para os selecionados.
Haverá a participação de grandes nomes da comunidade científica:
Neurocientista. Professor na Duke University. Fundador do Centro de Neuroengenharia na Duke University. Fundador e Diretor Científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra. Dr. Nicolelis também é fundador do Projeto Walk Again e do Projeto Mandacaru relacionado com a atual pandemia da COVID-19.
Demógrafa. Professora na Harvard University. Atualmente chefe do departamento de “Global Health and Population” na Escola de Saúde Pública na Harvard University.
Microbiologista, escritora e comunicadora de ciência. Presidente do Instituto Questão de Ciência
Físico. Professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) escolhido um dos 10 cientistas de 2019 pela revista ‘Nature’.
Física. Professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Primeira mulher negra brasileira doutora em Física e primeira mulher negra brasileira a lecionar no ITA
Bacharel em Direito. Doutorando em Direito pela Universidade de Oxford. Master of Laws pela Universidade de Harvard (Class of 2016). Ex-Defensor Público Federal. Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1a Região, tendo sido o Juiz federal mais jovem do país. Juiz Auxiliar no Supremo Tribunal Federal.
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Alergia e Imunopatologia na Faculdade de Medicina da USP. Atualmente cursando doutorado na Universidade de Oxford.
Paleontóloga, mulher trans, youtuber e divulgadora científica (Make Science BR), apaixonada por filosofia da ciência e crocodilianos
Engenheiro espacial. Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Engenharia de Sistemas Espaciais.
Bióloga. Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Professora Universidade Regional de Blumenau – FURB.
Instrutores: Amanda Bendia (USP) e pelo Luan Ghezzi (UFRJ/Harvard alumni)
Instrutores: David Soeiro (UFMG/ Harvard Alumni) e Fernanda Garrides (ENSP/Fiocruz)
Instrutores: Alessandra Souza e pela Bárbara Abrahim-Vieira (Faculdade de Farmácia/UFRJ)
Instrutor: Luiz Eduardo Del Bem (ICB-UFMG/ Harvard Alumni)
Instrutores: Aline Ghilard (UFRN/Canal “Colecionadores de ossos”) e pelo Tito Aureliano (UFRN/Canal “Colecionadores de ossos”)
Instrutores: Bruna Pausen (Harvard Medical School), Thiago Arzua (Medical College of Wisconsin) e Pablo Cardozo (UFMG/University of Toronto Alumni)
Instrutor: Guilherme Rosso (Mestrado USP/Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe)
Instrutora: Nina da Hora (PUC/RJ) e criadora do projeto @ogun.he
Instrutores: João Henrique Lopes e Mônica Matsumoto (Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA).
Instrutores: Kleber Amancio (UFRB/PhD USP(2016)/Pesquisador Visitante Harvard (2014-2015) e Maruaia Cruz (E.E. Pedro de Alcântara Nogueira)
Projeto Clubes de Ciência Brasil
Oficinas: 10, 11 e 12 de outubro de 2020
Local: Online
Inscrições de 17/08 a 14/09 no site:
Acompanhem as novidades em nossas redes sociais: Instagram (@clubesdeciênciabrasil), Twitter (@CdeCBrasil) e Facebook (Clubes de Ciência Brasil)
Sobre o Clubes de Ciência
O projeto foi fundado em 2014 por doutorandos mexicanos de Harvard e MIT com a missão de expandir o acesso ao ensino de ciências de alta qualidade, inspirar e mentorar as futuras gerações de pesquisadores através de uma rede de colaboração científica. Em um ano, o CdeC expandiu para Colômbia e Bolívia, alcançando milhares de estudantes. Em 2017, como parte de sua expansão, o Clubes de Ciência chegou ao Brasil, tendo suas duas primeiras edições ocorrido em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2019, o projeto chegou à cidade maravilhosa sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em todos os anos tivemos participação de diferentes Estados e regiões do país. Neste ano, estamos adaptando toda a nossa dinâmica e metodologias para o ambiente online. Isso irá favorecer a participação de estudantes de ensino médio e superior (até o segundo ano da graduação) de diferentes regiões do Brasil e do exterior.
Co-fundadores/Contatos:
David Soeiro (Universidade Federal de Minas Gerais / Harvard University Alumni)
Email: davidsoeiro@icb.ufmg.br
Bruna Paulsen (Harvard University)
Email: bruna_paulsen@harvard.edu
Mais informações em entrar em contato com a equipe do Clubes de Ciência 2019, favor enviar email para: clubesdeciencia.br@gmail.com
Centro de Ciências da Saúde (CCS) – Bloco I – Cidade Universitária – Fundão – Tel.: (21) 2560-8344