20/10/2020

Conferência virtual: "Discovery and Characterization of Novel Viruses"

20_10_Microbiologia_Noticia_png

Título: Discovery and Characterization of Novel Viruses.

Palestrante: Dr. David Wang (Washington University).
Data: 21/10/2020
Local: Transmissão online.

Confira AQUI o link para a transmissão no Google Meet.

A palestra também será transmitida pelo YouTube através do link: https://www.youtube.com/ibccfufrj/live

Dando continuidade às celebrações dos 75 anos do nosso Instituto, na próxima semana iremos continuar com a série de palestras organizadas pelo Programa de Biologia Molecular e Estrutural. Temos a honra de convidá-los para a conferência virtual intitulada: “Discovery and Characterization of Novel Viruses”, que será proferida pelo Dr. David Wang (Departamento de Microbiologia Molecular e Patologia & Departamento de Imunologia, Washington University) na quarta-feira, 21/10 ao meio-dia.
O Dr. David Wang é Professor Titular dos Departamentos de Microbiologia Molecular e Patologia & Imunologia da Washington University em St. Louis, membro da Academia Americana de Microbiologia e possui um número expressivo de publicações em revistas científicas de alto impacto. A pesquisa do Dr. Wang é caracterizada, principalmente, por projetos na interface entre a ciência básica, inovação e desenvolvimento tecnológico.

Dr. Wang foi pioneiro no uso do sequenciamento em larga escala e análises bioinformáticas para identificação de vírus em amostras clínicas humanas, sendo responsável também pelo desenvolvimento de novas ferramentas computacionais para análise de dados de microarray e NGS. Mais especificamente, Dr. Wang trabalha no desenvolvimento de tecnologias para melhorar o diagnóstico massivo de viroses assim como na descoberta e subsequente caracterização de novos vírus. Dentre as inúmeras contribuições científicas do Dr. Wang, podemos destacar o desenvolvimento do primeiro microarranjo de DNA Pan-Viral realizado durante o surto de SARS de 2003 e que ajudou na identificação do SARS como um novo coronavírus.Em tempos de Pandemia e da emergência de diversas arboviroses no nosso meio, o seminário do Dr. David Wang será muito bem-vindo.

Informações:

Alunos de pós-graduação – todos são bem-vindos e podem contabilizar palestra para créditos (BFB704 – necessária presença no Meet ao longo da palestra e envio de resumo de 100-150 palavras para o e-mail (disciplina_conferencias@biof.ufrj.br) até 23:59 do dia da conferência, usando o formulário em anexo).

Haverá a emissão de certificados da nossa disciplina (15 h) para alunos internos e externos às nossas PGs. Para tanto, o aluno deverá assistir 15 seminários e preencher o seguinte formulário https://forms.gle/BsNz9uX1uvvS8zwN6

Alunos de graduação: acessar o Google Classroom do curso e enviar, através do site/atividades, o resumo no formulário em anexo. Caso ainda não faça parte da turma, favor responder a esse email que enviaremos um convite.

OBS: acesso pelo YouTube não será contabilizado para crédito na disciplina por não termos controle de presença. Alunos interessados devem acessar a conferência através do link do Meet.