26/11/2020

Confira o artigo " O papel emergente das armadilhas extracelulares de neutrófilos na síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (COVID-19)"

27_11_Microbiologia_Noticia_COVID_png

O papel emergente das armadilhas extracelulares de neutrófilos (NETs) na síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (COVID-19)

Gabriellen Menezes Migliani de Castro & Yasmin da Silva Fontes – Discentes do PPG-MICRO

Antonio Ferreira‑Pereira & Alexandre Morrot – Pesquisadores Permanentes do PPG-MICRO

Angélica Arcanjo, Jorgete Logullo, Camilla Cristie Barreto Menezes, Thais Chrispim de Souza CarvalhoGiangiarulo, Mirella Carneiro dos Reis, Adriane Regina Todeschini, Leonardo Freire‑de‑Lima, Debora Decoté‑Ricardo, Celio Geraldo Freire‑de‑Lima, Shana Priscila Coutinho Barroso, Christina Takiya, Fátima Conceição‑Silva, Wilson Savino

Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que vão desde o resfriado comum a infecções mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV), a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV) e, recentemente, a nova doença causada pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). Portanto, no contexto da pandemia global causada pelo SARS-CoV-2, há uma necessidade urgente de compreender melhor a fisiopatologia do COVID-19. Neste trabalho, demonstramos pela primeira vez que o SARS-CoV-2 estimula as armadilhas de neutrófilos extracelulares (NETs) em um processo denominado NETose. Nossos resultados indicam que este processo está associado a níveis aumentados de espécies reativas de oxigênio intracelular (ROS) em neutrófilos. A via ROS-NET desempenha um papel na formação da trombose e nosso estudo sugere a importância desse alvo para abordagens terapêuticas contra doenças. Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que vão desde o resfriado comum a infecções mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV), a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV) e, recentemente, a nova doença causada pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). Portanto, no contexto da pandemia global causada pelo SARS-CoV-2, há uma necessidade urgente de compreender melhor a fisiopatologia do COVID-19. Neste trabalho, demonstramos pela primeira vez que o SARS-CoV-2 estimula as armadilhas de neutrófilos extracelulares (NETs) em um processo denominado NETose. Nossos resultados indicam que este processo está associado à níveis aumentados de espécies reativas de oxigênio intracelular (ROS) em neutrófilos. A via ROS-NET desempenha um papel na formação da trombose e nosso estudo sugere a importância desse alvo para abordagens terapêuticas contra doenças.

Acesse AQUI o artigo completo.