16/04/2015

Diagnóstico rápido de Tuberculose pulmonar

Por Rafael Duarte

O controle global da tuberculose é dificultado por características próprias do agente etiológico Mycobacterium tuberculosis(MTB), o qual exibe um tempo de geração lento em meios de cultura sólidos. O diagnóstico precoce, fundamental para controle de qualquer doença infecciosa transmissível, é prejudicado também pela existência de métodos diagnósticos com baixa sensibilidade, particularmente na detecção da resistência a antimicrobianos e em pacientes com imunodeficiência. A complexidade dos métodos para diagnóstico laboratorial da tuberculose, os altos custos para métodos avançados com tempo de detecção menor e a necessidade de infraestrutura especializada, limitam o acesso e os efeitos diretos das medidas para controle da doença. Em países em desenvolvimento, devido à restrição de recursos em diferentes regiões, o diagnóstico ainda se baseia predominantemente na baciloscopia, caracterizada pela baixa sensibilidade.

Dentre as novas metodologias que aceleram o diagnóstico, aquelas envolvendo diagnóstico molecular avançado para tal finalidade, como Real-Time PCR, têm sido descritas como possíveis soluções para o controle da doença no mundo. Um dos métodos mais destacados, em fase de aplicação nos países em desenvolvimento, é o denominado Xpert MTB/RIF, comercializado pela empresa Cepheid. Tal metodologia consiste em um teste molecular para detecção de MTB e da presença de mutação que indique resistência a rifampicina diretamente a partir do escarro em um período máximo de somente 2h. Tal avanço envolve aplicação de equipamentos com pouca exigência de infraestrutura e espaço, além de um cartucho contendo todos os compartimentos e constituintes necessários para a extração de ácido desoxirribonucléico, reação de polimerização em cadeia e outros. Os estudos, até então realizados em países como Peru, África do Sul e Índia, indicam detecção de 98,2% dos pacientes com baciloscopia positiva e um aumento de 12,6% na detecção em pacientes com baciloscopia negativa. Estudos estão sendo realizados também no Brasil, inclusive no Laboratório de Micobactérias do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes. Dispomos de infraestrutura adequada para diagnóstico de tuberculose pulmonar ativa e estamos desenvolvendo colaboração com pesquisadores renomados do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho em estudos internacionais relacionados a ensaios clínicos para novos esquemas de tratamento da tuberculose. Com possíveis bons resultados e avanços nos investimentos em saúde, esperamos que o acesso a tais tecnologias possa chegar às unidades de diagnóstico de todo o país e favorecer toda a população para o efetivo controle da tuberculose no Brasil.

Leitura recomendada:

1: Miller MB, Popowitch EB, Backlund MG, Ager EP. 2011.Performance of Xpert MTB/RIFRUO Assay and IS6110 Real-Time PCR for Mycobacterium tuberculosis Detection inClinical Samples. J Clin Microbiol.
Link para o resumo

2: Blakemore R, Nabeta P, Davidow AL, Vadwai V, Tahirli R, Munsamy V, Nicol M,Jones M, Persing DH, Hillemann D, Ruesch-Gerdes S, Leisegang F, Zamudio C,Rodrigues C, Boehme CC, Perkins MD, Alland D.2011. A Multi-Site Assessment of the Quantitative Capabilities of the Xpert(R) MTB/RIF Assay. Am J Respir Crit Care Med.
Link para o resumo