Instituto de Microbiologia Paulo de Góes

UFRJ_Horizontal_Negativa
UFRJ_Horizontal_Negativa

INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES

english_icon
espanol_icon
29/01/2020

Efeitos do coronavírus podem ser diversos em contato com animais diferentes

30_01_microbiologia_noticia_CoronaVirus

Em entrevista ao Estúdio CBN, as professoras Ana Freitas e Luciana Costa falam sobre o coronavírus, novo vírus cujo contágio se iniciou na China e já está se disseminando pelo mundo todo. A doença já causou mais de 80 mortes no país. Segundo Ana, o vírus, inicialmente, ‘nunca teria atingido humanos, apenas os animais com outros tipos de coronavírus’. O contato próximo com esses seres, porém, o disseminou.

Ana ainda explica que existe uma proximidade com certas células com a célula da cobra, o que gera uma possibilidade de o vírus ter vindo desse animal. Ela destaca o problema da China no ‘contato próximo com animais’. Luciana completa, dizendo que já se conhecem alguns mecanismos para o controle, mas não na totalidade.

Ela ainda lembra dos casos graves na China, cerca de 17%, e a transmissão intra-hospitalar. Luciana cita a importância de o doente ‘usar máscara cirúrgica’, para evitar a contaminação de médicos e outros pacientes.

Ambas ainda repercutem os comentários xenofóbicos contra chineses, especialmente pelos hábitos culturais terem, possivelmente, causado a disseminação do vírus. Luciana diz que ‘os aspectos culturais precisam ser respeitados’. Ana lembra, também, que qualquer contato com animais em qualquer outro lugar teria o mesmo problema.

FonteCBN

Compartilhe

logo_impg_color
logo branco