Herbert Leonel de Matos Guedes

Professor Associado

Herbert Leonel de Matos Guedes é professor associado do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – Universidade Federal do Rio de Janeiro (IMPG/UFRJ) e pesquisador em saúde pública do Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Bolsista de Produtividade do CNPq nível 1D e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. É graduado em farmácia pela UFRJ (2000-2003), realizou mestrado (2003-2005) e doutorado (2005-2009) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (com parte do doutorado na University of Glasgow – Escócia/UK e no Albert Einstein College of Medicine -NY/US) e pós-doutorado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e pela University of Texas Medical Branch of Galveston. Herbert é líder do grupo de pesquisa IMUNOLOGIA E VACINOLOGIA. Herbert é chefe do Laboratório de Imunobiotecnologia IMPG/UFRJ e chefe do Laboratório de Imunologia Clínica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIORUZ). Suas linhas de pesquisas são: 1. Desenvolvimento de vacinas contra leishmaniose; 2. Avaliar a importância de serino proteases de Leishmania ssp para sobrevivência, nutrição e infecção; 3. Desenvolvimentos de novas terapias contra leishmaniose empregando imunoterapia e células tronco; 4. Desenvolvimento de vacinas contras vírus emergentes. Suas atividades de ensino em nível de Graduação são a coordenação da disciplina de Imunobiológicos e participações nas disciplinas de microbiologia e Imunologia. Em nível de Pós-graduação está vinculado: I) À pós-graduação em Ciências Biológicas (Biofísica – professor permanente), sendo professor da disciplina de Imunobiologia das Leishmanioses e colaborador da disciplina de Introdução à Imunologia e Sistema Imune; II) À Pós-graduação em Imunologia e Inflamação (professor permanente) sendo coordenador da disciplina de vacinologia: Antigos e novos conceitos, da disciplina Células dendríticas. e da disciplina de Macrófagos na Saúde e na doença. III) Pós graduação em Biologia celular e molecular IOC/Fiocruz. Colabora na disciplina de Imunologia.

E-mail: não informado.

Orcid