Laboratório de Genética e Imunologia das Infecções Virais (LAGIIVIR)

Localização: CCS – Bloco I – Subsolo – Sala 048 (I0-048)

Professoras Coordenadoras:
Profa. Luciana J. Costa
Profa. Luciana B. de Arruda

O Laboratório de Genética e Imunologia das Infecções Virais (LAGIIVIR), abriga dois grupos de pesquisa, coordenados pelas professoras Luciana Barros de Arruda e Luciana Jesus da Costa, os quais investigam diversos aspectos sobre replicação, patogênese, prevenção e tratamento de diferentes vírus de importância em saúde humana. O grupo liderado pela professora Luciana J. Costa vem se dedicando ao longo dos últimos 15 anos a caracterizar os aspectos moleculares da replicação, e as interações vírus-célula de Lentivírus (HIV-1 e SIVs), e mais recentemente dos arbovírus Dengue, Zika e Chikungunia, e do SARS-CoV-2. Os estudos do grupo incluem a caracterização da ação anti-arbovírus de análogos de nucleotídeo com mascaramentos inovadores do fosfato, em uma parceria de mais de uma década com o grupo do Dr. Wagner da University of Minnesota-EUA. Durante a pandemia de COVID-19 o grupo atuou de forma ativa em diversas frentes de combate ao SARS-CoV-2 do CCS-UFRJ, incluído o estabelecimento e realização de diagnóstico, isolamento e caracterização ativa do SARS-CoV-2 circulante na população do Rio de Janeiro, o qual subsidiou decisões importantes de manejo das infecções no período pré-vacina. O grupo estabeleceu o sistema de geração de pseudovírus de SARS-CoV-2, baseado tanto em partículas de Lentivirus quanto de VSV, e estabeleceu o protocolo de utilização destes para testes de neutralização. A atuação no contexto pandêmico gerou estudos sobre a patogênese e replicação viral, e estimulou o isolamento e caracterização ativa do Vírus Influenza vírus e do Vírus Sincicial Respiratório, patógenos de alto impacto em saúde pública. O grupo ainda se dedica à caracterização dos mecanismos de ativação e controle de vias alternativas de iniciação da tradução durante as infeções de lentivírus, arbovírus e vírus respiratórios. O grupo se realiza ainda estudos in vitro para a caracterização da evolução do SARS-CoV-2 frente a pressão seletiva exercida pela resposta humoral por anticorpos neutralizantes.