Instituto de Microbiologia Paulo de Góes

UFRJ_Horizontal_Negativa
UFRJ_Horizontal_Negativa

INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES

english_icon
espanol_icon

Laboratório de Imunidade Inata

Localização: CCS – Bloco D – 1º andar – Sala 044 (D1-044)

Coordenadores do laboratório: Profa. Elvira Saraiva (coordenadora) e Prof. Anderson Guimarães (vice-coordenador)

O laboratório de imunidade inata investiga as interações complexas entre o sistema imunológico inato e diferentes patógenos, incluindo aqueles transmitidos por insetos vetores. Nossas linhas de pesquisa abrangem:

1. Estudo das redes extracelulares liberadas por neutrófilos (NETs) e outras células do sistema imunológico inato (DETs) durante a interação com Leishmania e vírus.

2. Avaliação da atividade leishmanicida de produtos derivados de plantas e algas brasileiras.

3. Investigação da influência da saliva de insetos vetores na modulação das respostas das células do sistema imunológico inato durante infecções por Leishmania e arbovírus.

4. Análise da quimiotaxia de neutrófilos e o papel da formação de redes extracelulares de neutrófilos (NETs) nas infecções.

Nosso laboratório está localizado no Centro de Ciências da Saúde (UFRJ), no Instituto de Microbiologia Paulo de Góes. Atualmente, nossas pesquisas recebem financiamento do CNPq, FAPERJ e CAPES. A Professora Elvira Saraiva é Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq 1A, enquanto o Professor Anderson Guimarães é Jovem Cientista do Nosso Estado e Jovem Pesquisador Fluminense (FAPERJ). O laboratório conta com o suporte técnico da servidora Alice Tardin.

Desempenhamos atividades de ensino nos níveis graduação e pós-graduação, e realizamos pesquisas no campo da microbiologia médica com ênfases distintas, que se somam e sobrepõem. Os projetos de pesquisa conduzidos no LIMM estão principalmente direcionados à compreensão dos fatores relacionados à epidemiologia, relação parasita-hospedeiro e evolução da resistência aos antimicrobianos, em uma ampla gama de patógenos bacterianos, com ênfase em gram-negativos. Utilizamos diversas metodologias, desde aquelas clássicas em microbiologia, até as modernas ferramentas de biologia molecular para o estudo de ácidos nucleicos e proteínas. Recebemos em nossa equipe um grande número estudantes com vários níveis de formação e, como resultado do nosso trabalho, contribuímos para a formação de profissionais altamente qualificados para atuar em diferentes campos da área.

logo_impg_color
logo branco