Laboratório de Microbiologia de Alimentos

CCS – 2º andar – Sala 024 (I2-024)

Coordenador
Prof. Dr. Marco Antônio Lemos Miguel

O Laboratório de Microbiologia de Alimentos tem como principais áreas de estudo a Garantia da Segurança na Produção de Alimentos e Biologia e Ecologia de microrganismos de interesse em alimentos.

Dentro de contexto, são abordados temas como: Métodos de detecção de microrganismos; Métodos alternativos aplicados na conservação de alimentos; Uso de microrganismos na produção de alimentos e Alimentos de importância cultural. As bactérias ácido láticas são os microrganismos envolvidos nos estudos.

A longa lista de ex-alunos do laboratório atuando no mercado de trabalho refletem nossas atividades na formação de recursos humanos em todos os níveis (nível técnico, graduação, mestrado e doutorado), parcerias com empresas privadas em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, de Extensão e atividades de consultoria.

Uma de nossas principais características é a parcerias com grupos de diferentes áreas de conhecimento, como a de Engenharia e Comunicação, que resultam em projetos inovadores. Outra marcante característica do laboratório é a frequente difusão de seus resultados ou conteúdos de informação à população em meios de comunicação de grande veiculação, como telejornais ou programas de educação.