Maite Vaslin de Freitas Silva

Professora Associada

Professora Associada IV, membro dos PPG-Micro e da PPG-PBV da UFRJ. Diretora da Sociedade Brasileira de Virologia. Mestrado e doutorado em Genética pela UFRJ em biologia molecular de plantas. Pós-doc no IB UFRJ estudando RNAi na defesa antiviral. Professor visitante IB UFRJ 199-2001 e professor permanente do IMPG desde 2002. Coordeno o Laboratório de Virologia Molecular Vegetal, cujas linhas são: o estudo da interação vírus: planta e a identificação de vírus associados a doenças do algodoeiro através do sequenciamento e caracterização de novos vírus, desenvolvimento de testes diagnóstico moleculares, transcriptoma e perfil de miRNAs durante a infecção viral. Hoje as principais linhas são a caracterização do mecanismo molecular de resistência à CBD; o uso de moléculas fúngicas como indutoras de proteção contra doenças virais; e a expressão de antígenos de SARS-CoV-2 em plantas. O grupo tem 2 patentes depositadas e 1 concedida e está estimulando o nascimento de startups baseadas nas pesquisas desenvolvidas.

Instituição: Departamento de Virologia – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Genética (UFRJ) – 1998

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

• Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos