06/04/2023

Mestrando André Rio Tinto de Matos Freire é indicado para representar a UFRJ no 20º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica CNPq

06_04_Micro_MestrandoAndre_noticia_png

O mestrando André Rio Tinto de Matos Freire, orientado pela docente Tatiana de Castro Abreu Pinto do Programa Pós-Graduação em Ciências (Microbiologia), foi indicado pela Comissão de Avaliação da UFRJ para representar a universidade no 20º Prêmio Destaque na Iniciação Científica E Tecnológica CNPq – Edição 2022. O Prêmio conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e premia, anualmente, alunos dentro das grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. O objetivo é estimular bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT), cujos relatórios finais se destacam pela sua relevância e qualidade. O resultado será divulgado pelo CNPq até 30 de junho de 2023.

O projeto de Iniciação Científica que concorre ao prêmio foi desenvolvido no Laboratório de Cocos Patogênicos e Microbiota, em parceria com a Maternidade Escola da UFRJ, e avaliou a colonização por Streptococcus do Grupo B (GBS) e Staphylococcus spp. resistentes à meticilina (MRS) em gestantes atendidas na maternidade antes e durante a pandemia de COVID-19. Ambas as bactérias podem representar risco à saúde dos neonatos nascidos de mães colonizadas. Entre os resultados obtidos neste projeto, tem destaque a observação de redução significativa no isolamento de GBS com simultâneo aumento expressivo no isolamento de MRS após o início da pandemia. Parte desses resultados foram recentemente publicados na revista Pathogens (acesse a revista AQUI). A avaliação da colonização destes patógenos em gestantes no contexto da pandemia é um dado inédito no Brasil, relevando a importância do trabalho de rastreio e vigilância realizado pelo grupo.

Para mais informações sobre o prêmio, clique AQUI