29/03/2021

29_03_Microbiologia_Noticia_Nota

À Comunidade do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes

Professora Beatriz Meurer, Diretora do IMPG

Foi com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do nosso querido professor aposentado Fernando Steele da Cruz, ocorrido no dia 28 de março de 2021.

Prof. Fernando era Professor Titular do Departamento de Microbiologia Geral, onde atuou por mais de 30 anos trazendo uma enorme contribuição para o desenvolvimento acadêmico e científico da nossa Instituição. Com seu modo de ser sempre alegre, brincalhão, simpático e extremamente educado e gentil cativava a todos que o cercavam e sendo a mola propulsora para a sua carreira de professor muito competente, com didática aprimorada e capaz de transmitir o saber sempre atualizado na fronteira da ciência. Com isso, participou da formação e orientação de muitos estudantes de graduação e de pós-graduação.

Na área da pesquisa marcou uma importante contribuição sobre a doença de Chagas, tanto nos estudos de tratamento de sangue de doadores como na pesquisa de novas drogas para a terapia da infecção chagásica.

Sua contribuição para vida universitária pode ser medida pela sua gestão como Chefe de Departamento de Microbiologia Geral, Coordenador de Pós-Graduação do IMPG e Diretor do IMPG. Extramuros, foi representante no Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) da UFRJ, onde teve uma atuação de destaque.

Todos nós que tivemos o privilégio conviver durante muitos anos com o Fernando no dia a dia do nosso Instituto como alunos e depois colegas de trabalho, pudemos atestar a sua integridade, compromisso moral e ética inabalável na construção de uma universidade pública de qualidade. Por suas qualidades e compromisso acadêmico de alto nível foi agraciado, merecidamente, com o título honorífico de Prof. Emérito, honrando a UFRJ e a sua Instituição de origem o Instituto de Microbiologia.

Seu exemplo ficará para sempre como uma referência para as futuras gerações, que terão a responsabilidade de continuar e expandir seu trabalho.

Depoimento de ex-reitor da UFRJ, Prof. Paulo Alcântara Gomes

“Quando fui Sub-Reitor de Ensino para graduados, o Fernando tornou-se uma figura indispensável. Dois exemplos: a criação da Editora da UFRJ e a criação do Parque Tecnológico de Biotecnologia da UFRJ, o BIO-RIO. Em ambos os casos deixou notável contribuição. Sua participação no CEPG foi exemplar. Sempre esteve presente nos momentos mais importantes da Universidade”.

Depoimento do ex-diretor e Professor Emérito do IMPG José Mauro Peralta

“Uma grande perda para nosso Instituto. Fernando marcou uma importante contribuição na pesquisa de doença de chagas, tanto nos estudos de tratamento de sangue de doadores como na pesquisa de novas drogas para o tratamento da infecção chagasica. Foi chefe de departamento da microbiologia geral, coordenador de pós graduação e diretor do instituto. Devo a ele os primeiros conselhos que recebi no início de minha carreira com cientista e professor. Uma pessoa que sempre estava alegre e brincalhão. Mais um dia triste para a comunidade do IMPG”.