16/04/2015

Novo programa de Pós-graduação em Imunologia e Inflamação

Por Maria Bellio

Acaba de ser aprovado pela CAPES o Programa de Pós-graduação em Imunologia e Inflamação, sediado no Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ. Esse novo programa tem como principal objetivo formar mestres e doutores em Imunologia, com ênfase no estudo dos mecanismos imunes e inflamatórios envolvidos na homeostase e na geração das doenças. O corpo docente permanente do Programa de Imunologia e Inflamação é composto por orientadores experientes e por jovens pesquisadores integrados recentemente ao quadro da universidade os quais publicam seus artigos científicos em revistas internacionais e de prestígio na área, com importante produção. Dos 30 docentes permanentes que compõem o programa, 28 são de diferentes institutos da UFRJ (10 do Inst. de Microbiologia, 10 do Inst. de Biofísica, 4 do Inst. de Bioquímica, 3 do Inst. de Ciências Biomédicas e 1 do Instituto de Química) e 2 são do Instituto Oswaldo Cruz da FIOCRUZ.

Este novo programa há muito vinha sendo pensado e almejado por vários dos professores que hoje fazem parte de seu quadro e que também participam de outros programas de Pós-graduação da UFRJ. De fato, embora possamos encontrar, em várias instituições de pesquisa e de ensino superior em nosso estado como UFRJ, FIOCRUZ, UERJ, UFF e INCA, profissionais voltados ao estudo de diferentes aspectos das respostas imunitária e inflamatória reunidos em cursos de caráter mais abrangente, não havia no Rio de Janeiro, antes do presente momento, um curso de pós-graduação dedicado exclusivamente ao estudo aprofundado da imunologia e à formação de imunologistas.

As respostas imunitária e inflamatória exercem um papel central na fisiopatologia da grande maioria das doenças humanas, incluindo doenças infecciosas, doenças autoimunes, doenças metabólicas, doenças degenerativas e câncer. O entendimento dos mecanismos moleculares e celulares pelos quais várias patologias se instalam e progridem poderá ser alcançado através do estudo do papel que o sistema imunitário desempenha nas mesmas. Estes estudos levarão também à identificação de novos alvos para o tratamento ou prevenção das diversas doenças em questão.

O novo programa de Pós-graduação em Imunologia e Inflamação inclui as seguintes linhas de pesquisa: 1- Moléculas, células e tecidos do sistema imune; 2- Fisiologia da resposta imune e inflamatória; 3- Mecanismos geradores de doenças: Identificação de estratégias diagnósticas, terapêuticas e profiláticas; 4- Relação hospedeiro versus agente infeccioso. O programa já lançou os primeiros editais para as provas de admissão no Mestrado e no Doutorado, veja no site:

www.posimunoeinflamacao.com.br/