17/09/2020

Pós-doutoranda do PPG-Microbiologia, Laura Oliveira, é contemplada com fellowship internacional para jovens doutoras na área de vacinologia veterinária

18_09_Microbiologia_Noticia_lauraoliveira_png

A Dra. Laura Maria Andrade de Oliveira, pós-doutoranda do programa de pós-graduação em Ciências (Microbiologia) do IMPG (PPG-Microbiologia), foi selecionada para participar do “Fellowship Programme for Women Postdoctoral Researchers from low-and-middle income countries (LMICs)”, oferecido por “International Veterinary Vaccinology Network (IVVN)”, com sede no Reino Unido, e “Canadian government’s International Development Research Centre (IDRC)”.

O programa, que terá a duração de 11 meses, visa estimular a progressão na carreira em vacinologia veterinária de jovens doutoras residentes em países de baixa e média renda e acelerar o desenvolvimento de vacinas contra doenças veterinárias e zoonóticas. A rede IVVN , promotora deste programa, oferece a oportunidade de se estabelecer colaborações internacionais que podem acelerar o desenvolvimento de vacinas, consistindo em um fórum de intercâmbio científico único que aborda com eficácia os ‘gargalos críticos’ no desenvolvimento de vacinas veterinárias contra doenças prioritárias em países de baixa e média renda. Muitos desses obstáculos são também relevantes para a vacinologia humana e grande parte da ciência conduzida pela IVVN tem aplicações na “saúde única”.

Durante sua participação no programa, a Dra. Laura irá desenvolver o projeto “Molecular epidemiology of bovine Staphylococcus aureus and Streptococcus agalactiae to guide vaccine development and improved control measures for contagious mastitis in Brazil”, com colaboração da Prof. Dra. Renata Rabello (docente da UFF) e sob supervisão da Prof. Dra. Ruth Zadoks (Professor of Production Animal Health, University of Sydney, Australia) e da Prof. Dra. Tatiana Pinto (docente do IMPG e membro permanente do PPG-Microbiologia).