16/04/2015

Quando o melhor amigo do homem não é tão amigo assim

Por Ana Maria Nunes Botelho

cachorro
doenca
carrapato

Outros animais comumente encontrados compondo o cenário da família brasileira são os gatos. Do mesmo modo que os cães, gatos também podem ser reservatório de alguns micróbios que podem causar infecções nas pessoas que convivem com estes felinos. Uma dessas doenças é a toxoplasmose, que é provocada por um protozoário, o Toxoplasma gondii, que infeta os felinos que comem aves, ratos ou carne contaminada. Os gatos são os hospedeiros deste microrganismo e sua transmissão acontece através do contato com as fezes do animal. Em mulheres grávidas, os cuidados devem ser dobrados, já que esta doença pode por em risco a gestação.

caroco

Pequenos roedores, répteis e aves também são mascotes frequentes e estes bichinhos podem ser portadores de uma bactéria chamada Salmonella. A Salmonelose, causada por este micróbio, tem como sintomas a diarréia intensa, febre, cólicas intestinais e outros sintomas abdominais, podendo evoluir para desidratação, septicemia e meningite, muitas vezes se fazendo necessária a hospitalização.

cao-piscina

Referências Bibliográficas:

Weese, J. T. Methicillin-resistant Staphylococcus aureus in animals. ILAR J, 51 (3), 233-244, 2010.

Bramble, M.; Morris, D.; Tolomeo, P. & Lautembach E. Potential hole of pet animals in household transmission of methicillin-resistant Staphylococcus aureus: a narrative review. Vector Borne Zoonotic Dis. 11(6), 617-620, 2011.

Little, S. E.; Heise, S. R.; Blagburn, B. L.; Callister, S. M. & Mead, P. S. Lyme borreliosis in dogs and humans in the USA. Trends Parasitol. 26(4), 213-218, 2010.

Elmore, S. A.; Jones, J. L.; Conrad, P. A.; Patton, S.;  Lindsay, D. S. &  Dubey, J. P. Toxoplasma gondii: epidemiology, feline clinical aspects, and prevention. Trends Parasitol. 26(4), 190-196, 2010.

Klotz, S. A.; Ianas, V. & Elliot, S. P. Cat-scratch disease. Am. Fam. Physician. 83(2), 152-155, 2011.

Finley, R.;Reid-Smith, R. &Weese J.S. Human health implications of Salmonella-contaminated natural pet treats and raw pet food. Clin Infect Dis.42(5),686-691, 2006.